Não mais que o windows
quando comecei a usar um computador pessoal foi em 98/99 e eu nem sabia como ligava o windows, salvar arquivos, copiar, recortar, criar diretórios, tudo isso era grego pra mim, word, excel, power point e acess então eram mandarino, mas fui fuçando aqui, perguntando ali e fui aprendendo a usar o windows, nesta época vi uma revista com o linux e perguntei para um técnico de informática que trabalhava para a agência de turismo para a qual eu prestava serviços como era esse tal linux, e a resposta dele foi mais ou menos essa, "esquece isso é uma M...."
Não segui o conselho e fui me informando sobre o linux até que pude ter meu primeiro pc, isto em 2000/2001 e aí instalei nele o mandrake 8. qualquer coisa, como nele voce podia escolher o gerenciador optei pelo gnome, ac hei legal o nome e o pézinho, daí em diante começou outro aprendizado com a vantagem de poder experimentar vários sabores de linux, só não consigo mesmo é simpatizar com o kDE, uso o gnome, o xfce e atualmente o lxde- ubuntu 9.04 com lxde, e estou esperando o lubuntu 10.04
ou seja dificil é aprender o outro, tipo falar japones pode ser dificil pra gente, mas a vingança é que falar portugues também é dificil pros japinhas.
quem começa com um sistema logo vai achar outro sistema mais dificil, o que é normal