Autor Tópico: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga [resolvido]  (Lida 28024 vezes)

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga [resolvido]
« Online: 21 de Julho de 2011, 01:20 »
    Olá amigos, com muito custo e ajuda coletiva do fórum enfim consegui instalar e iniciar normalmente o Ubuntu. Mas minha via crucis ao que tudo indica, ainda não terminou.

    Descobri com auxílio do Druida, que era necessário editar o "Cdmline" do "Grub" para conseguir iniciar o "SO" e assim fizemos. No entanto, após descobrir que os comandos, "acpi=off" ou "noapic" no "Cdmline" do "Grub" fizessem com que o Ubuntu iniciasse normalmente, logo em seguida percebi que o mesmo não desligava como deveria ao ser solicitado.

    Dei uma lida no fórum em busca de alguém com problema semelhante, e encontrei. Tentei fazer o que lá dizia, mas infelizmente não tive êxito. Tentei editar a linha de várias formas, adicionando "reboot=b" no fim da linha, colocando "noapic" e "acpi=off" juntos, separados, retirando o "quiet", o "splash", de todas as formas possíveis, mas nada adiantou...

    O que acontece é o seguinte, quando dou a ordem de desligar com o comando ACPI=off  salvo, a máquina vai para o logo do Ubuntu,  fica imóvel, e eu só preciso encostar no botão de "Liga/Deslig" para que a máquina desligue. Mas quando o comando salvo é o NOAPIC, o logo aparece e os pontos se movem como se estivesse carregando algo, mas eu preciso DEIXAR o botão "Liga/deslig" pressionado até que a máquina desligue, diferentemente do modo ACPI=off.


    Alguém tem algo em mente que poderia funcionar?

Notebook SIM 7930
4gb ram ddr3
Intel® Core™ i7-2620
Disco Rígido - HD: 750GB.
Interface HD: SATA2.
Placa de vídeo: processamento de vídeo integrado Intel® HD Graphics 3000 com suporte a Directx® 10.1
dual boot com win 7 h premium 64 e ubuntu 11.04 64
« Última modificação: 26 de Julho de 2011, 23:43 por issao »

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2011, 12:13 »
Só mais uma coisa, eu percebi durante o desligamento um [fail]

stoping automatic crash report generation [fail]

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2011, 12:47 »
   Percebi ainda que quando tentei o "cheat code"  NOAPIC  PCI=NOACPI o seguinte erro ocorreu além do citado acima:

81.485482] ata1.00: revalidation failed (errno=-5)

122.604631] ext4-fs error  (device sda 3) : ext4_find_entri:933:inode#131085:comn plymouthd : reading directory Iblock 0

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2011, 14:27 »
Outra coisa que gostaria de acrescentar é que já dei (apt-get update e apt-get upgrade). E ainda que o sistema reinicia normalmente, mas desligar só pela tecla!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2011, 15:09 »
Olá issao, vamos de novo. :-)

Creio que agora é tentar uma "peneira fina" com as possibilidades de ACPI para ver se algum "cheat code" relacionado trabalha melhor que apenas acpi=off, com menor impacto no sistema.

Retire o acpi=off e ainda o reboot=b do /etc/default/grub e tente subir o sistema testando individualmente cada um dos seguintes parâmetros na cmdline do menu do grub:

acpi=force

acpi=noirq

pci=acpi

acpi_irq_balance

acpi_irq_nobalance

acpi=oldboot

acpi=ht

acpi_os_name=“Microsoft Windows”

Depois, se nada funcionou melhor, é fazer uma combinação desses parâmetros acima com reboot=b e testar de novo. É tentativa e erro mesmo, não tem jeito.

Com mais tempo vou olhar melhor se há mais algum que poderia tentar.

O BIOS desse sistema Positivo, que é Phoenix, não permite configurar praticamente nada diretamente lá, portanto, resta mesmo os 'cheat codes' para ver se acerta algum.

Como esse hardware é muito novo, é um "Core I7 - Sandy-Bridge", eventualmente o problema só será solucionado em versões posteriores do kernel, dispensando o uso do acpi=off.

Enquanto isso, para minimizar o problema de ficar apertando o botão de liga/desliga, vai usando as teclas do SysRq, que também v. já sabe como faz.

Acione sempre, para reiniciar, pelo menos:

Alt+SysRq+S  --> sincroniza
Alt+SysRq+B  --> reboot

Se quiser desligar:

Alt+SysRq+S  --> sincroniza
Alt+SysRq+O  --> desliga


Acho que seria bom fazer a referência cruzada do que já conversamos para o caso de mais alguém querer se inteirar da história toda, então vamos deixar aqui o link do tópico anterior:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,85444.0.html
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2011, 15:16 »
Dado o contexto, uma experiência legal de fazer, sem modificar o que v. já tem instalado aí, se você tiver disponível um pendrive de 4GB (melhor de 8GB): faça uma nova instalação completa do Ubuntu nele e vê o que dá.

Só não vai errar na instalação na hora de indicar onde é que tem que ser gravado o grub (que será em sdc ou sdd, nunca sda, neste caso do pendrive). :-)

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2011, 17:00 »
   Olá novamente Druida, que bom poder contar com seu auxílio mais uma vez. Eu tentei os comandos ditos por você, mas infelizmente eles nem abriram o "SO". Sendo assim, acho que deveria descartar a tentativa da soma dos comandos com "reboot=b" o que acha? Imagino que meu Sistema não esteja "gostando" muito das interrupções forçadas.

    Sobre o pendrive, na verdade antes de conseguir instalar via Livecd, eu já havia criado um USB de instalação, mas não obtive sucesso na tentativa de instalar o Ubuntu. Só para constar o pendrive é de 8 gb.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2011, 17:34 »
Olá issao,

Se não está nem subindo com nenhum daqueles parâmetros de acpi, então não resolve mesmo usar com o reboot=b conjugado.

Quando me referi ao pendrive não estava falando de um LiveUSB de instalação, não é isso, mas sim usar o pendrive exatamente como um disco, isto é, fazendo uma a instalação completa nele, portanto, carregue o sistema por um LiveCD, acople um pendrive e mande instalar o Ubuntu no pendrive.

Completada a instalação, retirado o LiveCD da gaveta, reinicie o sistema pelo pendrive, isto é, ele passa a ser a unidade de boot, ele passa a ser o disco principal do sistema. Use o pendrive como um disco externo bootável, fazendo nele todas as atualizações.

Claro que fica bem mais lento para carregar o sistema, pois aí vai na velocidade da USB que é muito inferior a de um disco SATA, mas geralmente funciona (com algumas marcas não). :-)

É só uma experiência, mas é algo fácil de ser feito sem mexer na instalação que v. já tem pronta aí.

A idéia aqui é ver se a instalação anterior não está corrompida em algum ponto uma vez que foi feita usando desnecessariamente 10 (!!!) parâmetros passados ao kernel, por outro lado, preserva a instalação atual.

Fazendo novamente o alerta: só fique atento para onde mandar gravar o bootloader, não é na MBR da sda (que é o disco onde está o W7 e a instalação já existente do Ubuntu) e sim no pendrive (que possivelmente será identificado como sdc ou sdd).

« Última modificação: 21 de Julho de 2011, 18:13 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2011, 00:49 »
  Olha só, eu acho q fiz corretamente o que vc pediu, mas acho que não estou conseguindo iniciar pelo pendrive. Para tentar iniciar pelo pendrive eu configurei a bios para iniciar pelo usb, esse é o procedimento correto? Se sim o que fazer agora, confesso que estou meio perdido.

  Acho que cabe uma observação, eu não consegui instalar sem colocar todos os parâmetros... tentei o acpi=off só, o noapic só, e juntos, mas não iniciava a instalação. A instalação só iniciou mesmo depois que coloquei todos aqueles parâmetros.
« Última modificação: 22 de Julho de 2011, 00:53 por issao »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2011, 01:05 »
Não entendi. :-(
Você não conseguiu iniciar pelo LiveCd (subir o LiveCD) a não ser colocando os 10 (!!) parâmetros na linha de comando do LiveCD?

Porque, veja, em si para instalar não é necessário parâmetro algum; se for necessário parâmetro para subir o LiveCD (estava sendo antes, nas trocentas vezes que v. iniciou pelo CD ?), esse parâmetro vai na cmdline do LiveCD, só para ele subir, depois para instalar é só clicar no ícone de instalação no desktop e a instalação inicia.

De toda forma, está correto deixar a ordem no BIOS para o pendrive bootar antes das demais unidades de disco, porém nesse equipamento não deveria estar sendo necessário mexer nisso, pois já deveria estar vindo de fábrica configurado nesse ordem, em todo caso, é isso mesmo, é apenas uma questão de ordenar quem é o primeiro, o segundo, o terceiro e assim por diante, para dar o boot.

Detalhe importante:

Depois de terminar a instalação, quando pede para reiniciar e lá no meio pára para retirar o CD da gaveta, na verdade precisa também desplugar o pendrive ou desligar de todo o equipamento, sem o que a unidade USB (o pendrive) não reinicializa (ela em si, não é o sistema) e, consequentemente, não é reconhecida como bootável. Isso é uma característica geral das unidades USB, então não basta reiniciar que não vai dar mesmo o boot, é melhor desligar de todo e ligar novamente, neste caso com o pendrive acoplado.

Enfim, ou retira o pendrive e recoloca de novo, para que haja um novo reconhecimento da unidade USB, ou deixa o pendrive acoplado e desliga de tudo e religa de novo, que automaticamente ocorre o reconhecimento.

Assim, quando se inicia o boot pelo pendrive acoplado no qual foi instalado o sistema operacional (como se fosse o disco rígido fixo), o que você vai ver é exatamente a tela do menu do grub, com as mesmas entradas (na verdade duas a mais) que você vê quando inicia normalmente pelo disco rígido. Se não estiver vendo a tela do menu do grub algo está errado.

A única diferença é que esse menu do grub originado do pendrive possui a linha (entrada) que é dele própria e ainda linhas da instalação que já estava no outro disco (nesse caso o fixo), por isso é que possui duas entradas a mais. O que aparece como sdb é a entrada do disco fixo, da instalação anteriormente existente.

Note a lógica da coisa: quando instala o sistema no pendrive (como se fosse um disco fixo) e manda gravar o bootloader (o grub) na unidade de pendrive e depois ordena o BIOS para que o pendrive anteceda as demais unidades de disco, então obviamente a tela do menu do grub que você está vendo está sendo originada no próprio pendrive.

O raciocínio em tudo é exatamente igual se tivesse dois discos fixos no computador, na verdade é irrelevante que seja fixo ou removível, o fato é que são dois discos no computador, o que muda é o tipo de disco, um é disco SATA e o outro é disco USB, então tenho duas MBR e quem vai dizer qual delas será utilizada é a ordem no BIOS.

« Última modificação: 22 de Julho de 2011, 02:00 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #10 Online: 22 de Julho de 2011, 01:15 »
No BIOS desse equipamento possivelmente é assim:

Para entrar é com F2

Na barra superior tem as abas:

Main - Info - Advanced - Security - Boot - Exit

Para navegar entre elas usa as setas <- e -> do teclado

Entrando na aba Boot do menu acima da barra superior, aparece:

Boot priority ordem:

1. SATA CD: SlimtypeDVD A DS8A5S - (S3) --> talvez outros dados de marca e referência, depende do equipamento específico de CDRom
2. USB CDROM
3. USB KEY
4. USB HDD
5. SATA HDD: (modelo e marca do HD)
6. PCI BEV: Realtek etc e tal  --> também pode ser outra marca
7. vazio
8. vazio

Excluded from boot order:
: USB FDC
« Última modificação: 22 de Julho de 2011, 01:34 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2011, 12:41 »
   Olha só, eu consegui "bootar" pelo Usb, descobri que estava escolhendo a opção errada na bios (USB key e não a USB hdd). Outra coisa, no menu do grub aparecem 4 novas opções, duas para "bootar" pelo pendrive normalmente e duas para "bootar" pelo pendrive em modo de recuperação (ou de segurança).

    Desculpe, mas acho que realmente não fui muito claro quando tentei explicar o que ocorria durante a instalação do bootloader no pendrive. O que aconteceu foi o seguinte, durante o procedimento, como eu já sabia quais parâmetros funcionavam para subir o LiveCD, eu tentei instalar o Bootloader no pendrive utilizando apenas os parâmetros conhecidos, mas infelizmente não deu certo, e acabei por colocar todos aqueles que você já sabe:

apm=off
acpi=off
noapic
nolapic
nopcmcia
noapci
nosmp
pnpbios=off
nomce
pci=nomsi

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2011, 12:45 »
Outra coisa que esqueci de mencionar, tentar desligar o note via "SysRq Alt"  trava o note na tela em que estiver e eu tenho que acabar usando a tecla "liga/deslig" do note
« Última modificação: 22 de Julho de 2011, 12:56 por issao »

Offline issao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2011, 12:55 »
   Mais uma coisa antes de ir, eu não entendi bem o propósito de fazer o bootloader pelo pendrive.  :-[
 
Você disse lá em cima:

     "A idéia aqui é ver se a instalação anterior não está corrompida em algum ponto uma vez que foi feita usando desnecessariamente 10 (!!!) parâmetros passados ao kernel, por outro lado, preserva a instalação atual"


   Minha pergunta é, se eu fiz esse bootloader com os mesmos "10 comandos" utilizados anteriormente não vamos ficar na mesma? E pelo sistema já instalado não é possível verificar no mesmo se os comandos inseridos durante a instalação não estã prejudicando o desligamento do sistema?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga
« Resposta #14 Online: 22 de Julho de 2011, 13:37 »
Olá issao,

O ponto aqui, se tudo foi feito corretamente, é que você tem uma nova instalação limpa do Ubuntu no pendrive.

A questão a se saber é se ela, essa nova instalação limpa, que presumidamente foi feita sem a adição de nenhum parâmetro passado ao LiveCD, consegue subir sem nenhum parâmetro passado ao kernel, especialmente o acpi=off.

Se sim, o problema está resolvido, basta refazer agora no disco fixo; se não, batemos num muro que dificilmente será transponível sem um novo kernel futuro.

Todas as demais questões, sintomas que aparecem, (uso de SysRq, não execução do shutdown, possivelmente controle de bateria, etc.), derivam do uso do acpi=off, pois que ao passar esse parâmetro ao kernel você está dizendo a ele para não usar as especificações de acpi.

Daí em diante não há muito mais o que fazer de forma fácil, como até agora evoluímos.

São opções:

1) Verificar junto ao fabricante do equipamento se há alguma atualização de BIOS (essa é a melhor opção, afinal, acpi deveria estar funcionando, alguém deixou de seguir as especificações do consórcio);

2) Fazer um estudo mais analítico para tentar descobrir algum outro parâmetro que possa ser usado em substituição ao acpi=off e que faça o sistema funcionar à contento;

3) Abrir os repositórios experimentais, usando-os para atualização do sistema (às vezes resolve um problema, quase sempre traz vários outros problemas, exatamente porque são experimentais);

4) compilar um kernel na mão (por analogia, uma roupa sob medida), usando a última versão estável, o que obviamente requer um pouco mais de conhecimento, embora não seja assim tão difícil de ser feito, após se ter algum tempo de "caminhada em Linux";

5) compilar um kernel na mão, usando as versões ainda em desenvolvimento (a 3 já está até disponível para testes).

« Última modificação: 22 de Julho de 2011, 13:39 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.