Autor Tópico: Unity vs Gnome 3.x  (Lida 26199 vezes)

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #45 Online: 09 de Outubro de 2011, 18:03 »
@Ioca100 é exatamente o ponto em que acho o Unity mais fácil
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #46 Online: 09 de Outubro de 2011, 18:48 »
Problema do gnome shell são os menus, e só abre lá em cima, se fosse igual ao Unity eu usaria.

O GNOME Shell se torna mais produtivo quando combinamos o uso do mouse com o uso do teclado.

Por exemplo, para abrir o Gimp de forma rápida: tecla SUPER + digite as letras "gi" + ENTER. Ou para abrir o Gedit: tecla SUPER + digite a letra "ed" (de "Editor de texto") + clique sobre o ícone do Gedit.

Acho isso mais rápido do que navegar com o mouse no velho menu. Por isso considero o GNOME Shell uma fusão do Terminal (shell modo texto) com a interface gráfica.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #47 Online: 09 de Outubro de 2011, 18:57 »
Problema do gnome shell são os menus, e só abre lá em cima, se fosse igual ao Unity eu usaria.

O GNOME Shell se torna mais produtivo quando combinamos o uso do mouse com o uso do teclado.

Por exemplo, para abrir o Gimp de forma rápida: tecla SUPER + digite as letras "gi" + ENTER. Ou para abrir o Gedit: tecla SUPER + digite a letra "ed" (de "Editor de texto") + clique sobre o ícone do Gedit.

Acho isso mais rápido do que navegar com o mouse no velho menu. Por isso considero o GNOME Shell uma fusão do Terminal (shell modo texto) com a interface gráfica.

Tudo bem, mas aqueles amontoados de menus nos aplicativos mata, eu estava dizendo para passar o mouse na barra  como no Unity e , não, só lá em cima ou teclar Super.
Usuário Linux- 449417

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #48 Online: 10 de Outubro de 2011, 14:02 »
No gnome-shell você usa muito a tecla Super. Depois que vi o Ipad notei que é uma função similar ao tablet da Apple que chama menu e atividades.

É questão de costume mas é muito mais simples do que alt+tab.

O gnome-shell me parece ainda imaturo mas está em bom caminho. Se usasse o menu global do Unity ficaria show.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #49 Online: 10 de Outubro de 2011, 15:09 »
No Unity também se usam as teclas,não precisa de mouse, use a super, escreva logout, as setas e enter,  veja:
« Última modificação: 10 de Outubro de 2011, 17:35 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline guspzim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #50 Online: 12 de Outubro de 2011, 11:22 »
O Unity faz a mesma coisa que gnome-shell se você apertar a tecla super + iniciais do programa e enter ou você coloca o programa na barra, aperta super e o numero correspondente ao programa.
O gnome-shell, pra mim, parece interface para dispositovos touch. Testei o Fedora e me senti em um celular gigante, e também achei que ele desperdiça muito da tela em comparação a aquela barra de ferramentas unificada do Unity. (Como ninguem teve essa ideia antes!?)
Eu nunca deixei icones na area de trabalho, só usava como area de transferencia ou pra salvar arquivos temporários, mas senti falta disso no gnome-shell tambem.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #51 Online: 12 de Outubro de 2011, 16:19 »
Ainda be que temos varias opções de desktops: kde, gnome3, unity, xfce, lxde, E17
Pois nunca será possivel agradar a todos.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #52 Online: 28 de Outubro de 2011, 10:10 »
Instalei o Gnome Shell no Ubuntu 11.10, via repositórios oficiais da versão. E acho que vou ter que dar minha mão a palmatória. Ele é diferente, segue o velho padrão do Gnome, ser mais espartano e clean.

Continuo achando o Unity uma boa proposta, assim como agora também o Gnome Shell, dentro da nova tendência de seguir o modelo dos tablets. Inclusive tive a impressão que o Gnome Shell, se encaixa como uma luva para esses Gadgets.

Notei um melhor aproveitamento das janelas maximizadas na área de trabalho, e pasme a janela dos aplicativos é bem prática de usar (taí algo que eu era um critico ferrenho). Apesar de achar o Unity intuitivo e direto, reconheço que usando o Gnome Shell, me surpreendeu.

Acho que se fosse em tempos atrás, usar esse tipo de interface no Ubuntu seria problemático, mas devido as facilidades que cada vez mais o Ubuntu fornece ao usuário, não acho tão problemático assim, seja para os recém chegados ao Ubuntu, como para aqueles usuários mais básicos de computador.

Certamente, o Gnome Shell no Ubuntu, ainda pode estar cru, dependente de ppa para certas melhorias, principalmente quanto a extensões, mas no Ubuntu 12.04lts, teremos gratas surpresas. E vai ser muito bom o Ubuntu contar com duas grandes interfaces logo de cara para se poder escolher, fora os outros sabores do Ubuntu: Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, que sempre leio ótimas referências.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2011, 10:12 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #53 Online: 28 de Outubro de 2011, 12:37 »
Testei e odiei os dois.

Mas se é pra escolher um, eu escolho o Unity. (O GNOME 3 é legalzinho, mas ficou muito bugado no meu computador, e aquele botão "atividades" mais atrapalha do que ajuda)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #54 Online: 28 de Outubro de 2011, 16:51 »
Testei e odiei os dois.

Mas se é pra escolher um, eu escolho o Unity. (O GNOME 3 é legalzinho, mas ficou muito bugado no meu computador, e aquele botão "atividades" mais atrapalha do que ajuda)

GNOME 3 não, GNOME Shell.

O Unity é "apenas" o painel superior e a barra lateral. O resto do Ubuntu é GNOME 3.

 ;)

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #55 Online: 28 de Outubro de 2011, 17:06 »
Testei e odiei os dois.

Mas se é pra escolher um, eu escolho o Unity. (O GNOME 3 é legalzinho, mas ficou muito bugado no meu computador, e aquele botão "atividades" mais atrapalha do que ajuda)

GNOME 3 não, GNOME Shell.

O Unity é "apenas" o painel superior e a barra lateral. O resto do Ubuntu é GNOME 3.

 ;)

Esqueci desse detalhe! Valeu ae fera! :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #56 Online: 28 de Outubro de 2011, 17:09 »
Do que as mulheres gostam? (GNOME Shell vs. Unity)
http://linuxlike.blogspot.com/2011/10/do-que-as-mulheres-gostam-gnome-shell.html

Estudo de caso sobre a opinião feminina...  ;D

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #57 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:50 »
Do que as mulheres gostam? (GNOME Shell vs. Unity)
http://linuxlike.blogspot.com/2011/10/do-que-as-mulheres-gostam-gnome-shell.html

Estudo de caso sobre a opinião feminina...  ;D

Muito legal o blog, valeu!

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #58 Online: 29 de Outubro de 2011, 02:19 »
Usei mais de ano o Unity e achei legal e simples de usar mas a aparência muito spartana, depois já faz vários meses que estou com o Gnome-shell eu gostei dele. Não vejo nenhuma superioridade entre um e outro. Mas como gosto é gosto e não se discute. Fico com o Gnome porque foi com ele que comecei no kurumirim e foi paixão a primeira testada.
 Mas muitas coisas que era simples de se fazer como criar um lançador na área de trabalho com dois cliques ficou mais complicado, alterar tudo a seu bel-prazer a parte gráfica agora não é tão simples. É igual no Gnome-shell para desligar tem que ir em suspender e apertar a tecla "alt" para aparecer desligar. Mas para um usuário leigo isso já vira uma dificuldade.
 Mas  o Ubuntu sempre será uma SO simples de usar independente de Unity ou Gnome Shell. Por isso que estou também usando Slackware porque é só comandos e pode-se alterar tudo.
 
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline brunocarv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #59 Online: 30 de Outubro de 2011, 15:21 »
Prefiro o Unity... mas não migro de vez para 11.10 porque não gosto que o painel superior seja  fixo. Gosto de aproveitar toda a tela acho um grande desrespeito dos desenvolvedores retirar a opção auto-ocultar do painel superior. Da barra lateral, consegue-se ocultá-la, mas a superior nada!
Se alguém souber com resolver isso ficaria muito grato.

abraços