Vou deixar aqui minha humilde opinião sobre o artigo:
Para mim, que não tenho tempo de ficar correndo atrás de compilar programas e drivers, o Ubuntu cai como uma luva. Na verdade, eu fico até traumatizado quando algo não vai "fácil" no Ubuntu, afinal, ele é o Linux das facilidades, ora!
A idéia de se fazer tutoriais "para Ubuntu" já caracteriza que é específico pra ele. O que facilita muito em alguns casos por que tira aquela interrogação "será que este tutorial vai funcionar na minha distro?". Não sejamos cegos, não é só no Ubuntu que alguns tutoriais não funcionam... Ou será que ninguém nunca viu um tuto do tipo: "Faça placa tal funcionar no seu mandriva! Configure sua impressora
facilmente no Kurumim." e por aí vai...
Eu sempre sou a favor de que o sistema é quem deve me servir, e não o contrário! Tudo bem, que sempre deve se disponibilizar um pouco de tempo para se aprender coisas novas mas, na minha opinião, em casos de algumas distros (como o Slackware) chega a ser um absurdo o tempo q se dedica ao sistema! Você praticamente tem que aprender tudo do sistema antes de usar e eu particularmente não tenho interesse nenhum nisso.
Sério! Podem tacar pedra se quiserem, eu não tenho mesmo interesse em saber 100% como funciona um sistema operacional, como compilar um driver, como compilar um programa, comandos de terminal entre outras coisas. Eu quero é as coisas funcionando!
Eu quero mesmo é um sistema livre e funcional que me ofereça o que eu preciso. E, para mim o Ubuntu se encaixa nesta descrição. Apesar de achar q pode melhorar muito.
Pra isso tem um monte de distros diferentes pôxa!
Quanto a não ser mais Linux, como disseram...
Infelizmente, cá entre nós o Linux não tem uma fama lá muito boa. E o lance de se dizer só o nome da distro funciona muito bem, principalmente para se divulgar isso.
O Linux, em si, já tem a fama de ser difícil, coisa de hacker e tal. Tem gente ate que acha que só cdf usa Linux. As pessoas ainda tem uma mente muito limitada sobre isso. Ainda acham que cdf é aquele cara de óculos fundo de garrafa...
Querem ver uma coisa? Experimentem, quando forem falar sobre Linux para alguém, ao invés de dizer "linux" digam o nome de sua distro.
As respostas foram instantâneas para mim com dez pessoas:
"Cara, tá descontente com o windows? Quer dar uma olhada no meu Linux?"
5 pessoas: "Tá louco! É muito difícil! Coisa de nerd! Não tenho TEMPO pra isso!" (e algumas outras repostas do mesmo naipe)
"Cara, tá descontente com o windows? Quer dar um olhada no meu Ubuntu?"
5 pessoas: "O que é isso?" (resposta unânime, despertou interesse)
"É um outro sistema, melhor que o windows em muitos aspectos... Tem isso, e isso e aquilo... Deixa eu te mostrar..."
Não é historinha não, o pessoal fica impressionado quando tentam instalar um programa no windows e ficam procurando nos sites da vida, e eu digo: "olha só, um programa igual a esse eu vou no meu instalar/remover do meu Ubuntu e já tah instalado..."
Claro que não é simples assim, mas se não fizer parecer simples o pessoal corre hahahah^^
Então neste caso o sistema serve o usuário^^
Um abraço a todos^^