Sou MCSE há alguns anos, trabalhei muito tempo com Novell 3, 4.x,5 e 6, assim sendo como plataforma nova, não gosto de aplicar tentativas e erros!!!
Sou Network Admin do SenacRJ, afastado por doença há 7 anos, meu médico pediu para eu me exercitar e ocupar a mente para melhorar o astral daí....
Comecei com o UBUNTU 9.0.4, verifiquei muitos locais para pacotes (Jaunty, Medibuntu e etc...), poderiam me informar mais caminhos?
Algumas coisas me irritaram muito:
1) Impressão em PDF. No windows pdf-creator, imprimo o arquivo em .pdf, no diretório/nome do arquivo designado, que é aberto automaticamente com o acroread.
2) Muitas necessidades de atualizações de plugins e aplicativos. Até que o apt-get é muito bom!!!
3) Não há interface gráfica para configuração de proxy, iptables (SQUID), fora GADMIN-Tools, que ainda não usei, mas alguém conhece outra e se habilita? ajuda?
4) PostgreSQL, muito complicado. Qual usuário devo usar para executar o apt-get para instalar e configurar o postgreSQL? No Apache, PHP e MySQL foi molezinha!!!
5) O PhpPgAdmin é insuportável, vários arquivos de conf (hba-conf, config.php e etc...)!
6) Ainda não achei pacote DivX5 ou 6 para conversão de DVD's, alguém conhece? Já instalei o w32codecs e roda os avi's que é uma beleza!
7) Idem para conversores e compactadores de vídeos DVD,FLV, SWF e WMF para AVI. Gosto de trabalhar com legendação!
Samba, muito bom, falta ainda montar repositório, com os snap-ins, para trabalhar em conjunto com o NDS do Novell e o DS da Microsoft!
9) Falta compiladores e linkeditores para linguagem procedural freeware (Cobol, Clipper e etc...), adoro escrever fontes.
10) O Jommla é muito bom!
11) Finalmente, X11/XORG/Gnome trabalharem com o chipset de vídeo SIS630 da TUSI-M, é uma lástima. Não dá nem para definir o Monitor! Anybody can help-me?
Abraços,
Marcelo da Silva Monteiro.