Já que esse cantinho é para desabafar as máguas aí vai a explicação para o "bloatware":
Parece que meu comentário gerou uma comparação Windows x Ubuntu. Não foi a minha intensão colocar o Windows na conversa, mas já que estão comparando vou fazer um comparativo entre os dois
. Sei que o que vou escrever vai "cheirar" a coisa de troll, mas uso o Ubuntu a pouco mais de 1 ano e esse é um tempo razoável para levantar, pelo menos, algumas hipóteses.
Estou usando Windows XP SP2 e Ubuntu 8.04, os dois instalados na mesma época, no mesmo notebook. O notebook tem processador Core2Duo 2.2Ghz, 2GB DDR2 e geforce 8600M GT.
O primeiro problema é que o meu está Ubuntu comendo demasiado processamento. Se deixar o sistema sem fazer nada, normalmente a temperatura do processador fica em torno de 55 e 60 graus para o Windows e o Ubuntu. Até aí sem diferenças. O problema é quando eu começo a fazer algo como por exemplo navegar na internet. Dependendo da página fica impossível navegar sendo que a rolagem de página fica prejudicada. Por exemplo, lendo feeds no Google Reader ou entrando no site de addons do Firefox a temperatura do processador chega a 70 a 75 graus fácil, só com algumas roladas. O mais irritante é que a ventoinha de computador faz mais barulho quando o sistema está aquecido. No Windows normalmente sobe para 65 graus quando faço essas tarefas.
Verifiquei também que lendo PDFs no eVince, que é o leitor de pdf padrão, a coisa fica mais feia. Se eu pegar qualquer pdf que tenha textos ou figuras, e ficar rolando a página sem parar a temperatura do processador chegou a 95 (!) graus no Ubuntu. Para conseguir chegar a essa temperatura no Windows eu tive que jogar Assassins Creed em very high. Nem preciso comentar que a ventoinha fica uma barulheira só, com o processador com essa temperatura.
Tendo duas tarefas ao mesmo tempo piora as coisas. Se por exemplo eu estiver gravando um dvd ou copiando arquivos para o pendrive, a execução de outras tarefas fica comprometida, sendo que tenho que esperar a gravação para poder usar o sistema confortavelmente.
Uma outra coisa é o flash. Sei que não tem nada a ver com o Linux e é coisa da Macromedia/Adobe, mas qualquer vídeo ou animação em flash na página sobe a temperatura do processador e tenho que ouvir a maravilhosa música da ventoinha de novo. Fora que vídeo do youtube em tela cheia nem pensar, parece que o framerate cai para uns 10fps. Na verdade qualquer coisa em flash em tela cheia fica ruim, sendo que pare assistir em tela cheia, tenho que dar zoom através do compiz para ficar "assistível". O negócio fica evidente jogando o jogo em flash Portal (
http://www.newgrounds.com/portal/view/404612). No Ubuntu não dá para jogar devido a terrível lerdeza, enquanto no Janelas o jogo fica redondinho.
Um último problema é a velocidade de início do sistema, fiz aqui um comparativo e o Windows iniciou o sistema e entrou na tela de login em 32,3 seg. e o Ubuntu levou 60,8 seg. para entrar no gdm. Na hora de carregar o ambiente o Windows carregou todos os softwares em 13,2 seg. enquanto o Ubuntu fez em 19,80 seg. Verificando melhor, parece que o boot fica uns 15 seg. travado em uma verificação do reiserFS, mas mesmo tirando esses 15 seg. fica 45 seg, bem mais lento que o Windows.
Não sei se o termo "bloatware" seria o mais correto, mas é isso que me vem na cabeça, inconscientemente, quando ouço a ventoinha. É frustante ver um notebook que agüenta os mais pesados jogos sucumbir a uma simples navegação na internet.
Devo dizer que isso não quer dizer que o Windows não tenha problemas, também tenho uma lista de problemas que encontro no Windows e não encontro no Ubuntu. Estou estudando um pouco de Arch Linux, que a filosofia parece encaixar melhor para o que eu preciso (pacotes atualizados e rolling release). Quando instalar o Arch vou fazer os testes aqui e verificar melhor se isso é coisa do Ubuntu ou da minha cabeça ou mesmo do tinhoso.